quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Ao pé da letra - vol. 1

Sobre a palavra "cordância", do verbo "cordar".

Houaiss me disse que não existe...
Google conhece, mas não me explicou o que quer dizer.

Dou então a minha definição, construída pela lógica.
"Cordar" é pensar, no sentido de ter opinião num determinado sentido sobre algum assunto específico.
"Cordância" é o substantivo relacionado a esse pensar, a esse 'ter opinião sobre'.

Aí vem o famoso "o outro", aquele que ao se distinguir de "eu" me mostra que "eu" existe e que somos duas coisas e não uma coisa só, vem esse "outro" que pode ter uma cordândia igual a minha (sua) ou diferente da minha (sua).

Se for igual, ele corda com você, ele concorda. Estão em comunhão, em concordância.

Se diferente, ele não corda com você, ele discorda. Estão em direções opostas, em discordância.

E sempre se pode mudar de idéia.
Eu cordava com você, agora não mais - eu disconcordo.
Eu não cordava com você, e achei mais gente que não corda com você - nós condiscordamos.
Eu não cordava com você, mas agora cordo - eu disdiscordo.

É assim que eu cordo. E você, concorda ou discorda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversário da pandemia!

  Brasil. Pandemia. Vai fazer um ano... um ano de isolamento. Um ano de crianças sem escola, um ano de homeoffice . Um ano agradecendo que n...