sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O ovo e a galinha

As pessoas que se utilizam do argumento "mas é a mãe que educa os filhos para serem machistas" pra justificar que então a culpa é da mulher se ela sofre as coisas que sofre deviam parar pra pensar. Deviam ler algumas coisas. Deviam se aprofundar um tiquinho que seja no raciocínio... Aliás, todo mundo devia, pensar não faz mal a ninguém. Mas essas pessoas, em especial, deviam parar de exibir sua ignorância com tanto orgulho.

As mães não são alienígenas. Elas não vêm de Vênus pra parir e educar seus filhos na Terra. Elas foram paridas e criadas nesse mesmo mundo onde se tornam mães. Elas foram educadas numa certa cultura, com certos costumes, e desde a língua que falam até o modo como se vestem foram possibilidades que tiveram por estar onde estavam.

Se vem da cultura a linguagem que se aprende a falar, e se é com essa linguagem que aprendemos a pensar, então quanto do mundo de fora está presente no nosso pensamento? Ou alguém acha que é imune às idéias do mundo? Não somos. O mundo tem ideias demais e quem pára pra pensar pode escolher as que mais lhe agradam, se afastar das que não concorda, e agir conforme seus valores. Quem não pára pra pensar engole o que tá mais perto, faz uma digestão mal feita e sái vomitando babozeiras irrefletidas mundo afora, tipo dizer que as mulheres são as culpadas do machismo. É muita ingenuidade acreditar que cada mãe escolhe racionalmente o modo como vai criar seus filhos, totalmente desvestido do modo como ela mesma foi criada. Que ela deixa seu passado pra trás, deleta a vida que viveu a vida toda e então planeja uma educação que racionalmente faça sentido. Todo ser humano deixa transparecer nos seus atos a história de vida que o levou até ali...

Mas não há determinismo. A reflexão pode mudar tudo... Saiamos do piloto-automático e pensemos. Pensemos um pouco sobre o mundo, tragamos as belas teorias das universidades pra nossa vida cotidiana, que é o lugar delas. Vamos parar de repetir ideias preconceituosas sem pensar... Não há preconceito que resista a uma boa reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversário da pandemia!

  Brasil. Pandemia. Vai fazer um ano... um ano de isolamento. Um ano de crianças sem escola, um ano de homeoffice . Um ano agradecendo que n...