quarta-feira, 22 de abril de 2020

Reciclagem textual

Em 21 de maio de 2010 eu escrevi o texto abaixo:

Teoria x Prática - I
O mundo e o "mundo".

O mundo é o que existe mesmo, e é o que realmente é.
É a verdade concreta, sem juízo algum de valor, sem preocupação alguma com qualquer coisa que seja.

Do mundo, foi feito o "mundo". Tudo que vemos, sabemos, do que falamos, é só sobre o "mundo". Do mundo fizemos o "mundo", mas ao mundo nunca temos real acesso.

Sobre o "mundo" criamos o conhecimento. É ele que pensamos conhecer, quando pensamos sobre o que deve ser real. Sobre ele, criamos toda as nossas teorias. Testamos nossas teorias e achamos conhecer o mundo. Mas isso nunca será possível.

O mundo é um só e simplesmente É.

O "mundo" é tantos quantas são as coisas que pensamos e falamos sobre ele. Tudo é interpretação. E, sendo interpretação, é conteúdo mental, e está na cabeça de quem interpreta.

O problema é que os homens se esquecem disso. Confundem o "mundo" com o mundo. Confundem interpretações com saberes reais (que não existem).
E saem por aí, empuleirados em suas idéias, discutindo sobre o MUNDO. 'O mundo é capitalista', 'o mundo é egoísta', 'o mundo está errado', 'o mundo deve progredir'. 'O mundo é machista, o mundo é racista, o mundo é preconceituoso'.

Não, o mundo é, e ele nunca está certo nem errado: ele é, e só.

O "mundo" capitalista, egoísta, errado, atrasado, machista, racista, preconceituoso é um dos "mundos", pensado e construído por alguns dos homens. Pensar que esse "mundo" é o mundo nos impede de dizer: chega desse "mundo", vamos fazer outro!

Eu ando bem cansada do "mundo"... planejo uma reforma grandiosa, com direito a várias implosões e explosões nas cabeças das pessoas... me acompanha?

....

Fofo, né?
Eu era mais e era menos otimista com 30 anos, em 2010. Eu não era mãe, e o presidente era o Lula.
Dava pra ser mais e menos otimista então. O Corona já matou quase 3.000 pessoas no Brasil, com quase 44.000 casos confirmados (no mundo, mais de 182 mil mortes, e mais de 2,6 milhões de casos confirmados), tudo subnotificado.
Além de uma pandemia mundial, enfrentamos um governo lunático, que desacredita da ciência e dos fatos enquanto prega ideologias fascistas, machistas, racistas e preconceituosas. Mas não, isso não é mais apenas interpretação. Estou revendo meus conceitos, e mesmo não havendo A verdade, existem coisas mais verdadeiras do que outras. Nosso presidente é um criminoso estúpido hermético a qualquer bom senso ou bondade. Um Messias Vilão, um mito do mal.
Em 2010 eu não ainda conhecia Lacan, então falava do Real do mundo sem chama-lo de Real. O Corona é real. O "mundo" não. Cobrimos o mundo com nosso imaginário e o explicamos e debatemos no simbólico, mas ele sempre nos escapa (mesmo que não totalmente - alguma coisa a gente captura e vê) - afinal, mesmo com lentes de uma cor, digamos vermelha, posso distinguir formas (ainda que perca tonalidades e texturas).

Mas olha isso: em 2010 eu estava cansada do mundo. E planejava uma reforma grandiosa. O que planejo hoje? O que você planeja?

Quero sobreviver ao Corona e quero não perder ninguém.
Quero que o presidente se desintegre (real ou simbolicamente).
Quero que emerja uma nova mentalidade mundial mais humana e menos gananciosa.
Quero uma casa no campo e uma vida mais equilibrada.
E quero também um "mundo" bem menos capitalista, egoísta, errado, atrasado, machista, racista, preconceituoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversário da pandemia!

  Brasil. Pandemia. Vai fazer um ano... um ano de isolamento. Um ano de crianças sem escola, um ano de homeoffice . Um ano agradecendo que n...