segunda-feira, 29 de junho de 2020

É só um pedaço da dor, mas dói...

Eu sinto sua dor, negra. 
Não toda, mas parte dela. 
Eu a olho nos olhos, e me dói, muito. 
Mas minha dor é um relance, um momento, um fragmento minúsculo da tua. 
Eu sei, mesmo que me doa, eu não posso alcançar o que você sente... 
É sua realidade, não a minha. 

A dor que me bateu te bate, e é todo dia... 
Não, não é justo, não mesmo. 
E eu sei que eu, branca, não sei, não tenho como saber. 
Estou ciente de que sua vida é mais difícil, e isso não é justo. 

Você é forte. 
Não quero romantizar isso, é uma merda ter de ser forte. 
Vejo de fora e espero que você se orgulhe da sua força. 
Você pode me mandar à merda: Ter de ser forte não foi uma escolha tua, ninguém te deu opção. 
Mundo injusto... 

Você é mãe, como eu. 
Tenho filhas e temo por elas, mulheres. 
A dor da mulher eu conheço, o sofrimento do machismo (mas mesmo aqui reconheço os privilégios que me cercam – acho que a maior parte das mulheres sofre mais do que eu). 
Você teme por seus filhos, eu sei. 
Vejo os jornais e penso que seu temor é tão maior que o meu... e não é justo. 
Seus filhos, negros, e eu tenho vergonha de viver num mundo onde isso acrescenta mais temores no coração de uma mãe... 
Suas filhas, negras, e te assombra um olhar que vem de fora, e te tira a paz, porque você quer o melhor para elas, o melhor para todos os seus filhos, e essa porcaria de mundo pode tratá-los mal... porque são negros... 

Sinto ódio dessa injustiça. Muito ódio. 
E sei que meu ódio é um fragmento, um relance, uma lasquinha do que deve ser o teu. 
Você tem toda a razão. 
O mundo te dá isso, a razão. 
E você preferia que não desse, eu sei. 
Você trocaria fácil essa “permissão” pra sentir dor, e medo, e ódio, por paz. Por justiça. Por igualdade. Trocaria sorrindo, é melhor ser feliz que ter razão, certo? 

Eu queria que te dessem essa opção. 
Eu quero que o mundo trate melhor seus filhos, suas filhas, você, seus pais, seus ancestrais. 
Eu quero que o mundo te peça desculpas de joelhos. 
Que te cubra de rosas brancas e te recompense por toda a injustiça, o medo, a raiva e a dor. 
Que você só seja forte quando quiser, e tenha opção de poder ser frágil sem que ninguém lhe magoe por isso. 

Receba minha empatia com todo o amor que consigo dar. 
Estou contigo pra desentortar o mundo. 
Minhas filhas e seus/suas filh@s merecem um mundo menos torto. E você também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversário da pandemia!

  Brasil. Pandemia. Vai fazer um ano... um ano de isolamento. Um ano de crianças sem escola, um ano de homeoffice . Um ano agradecendo que n...