quarta-feira, 16 de maio de 2012

diálogo de gênero

Pessoa: to pensando em você ultimamente
(que frase bizarra, né?)

eu: é
explique-se
rs

Pessoa: ando incomodado com a objetificacao feminina na midia

eu: bem vindo ao clube

Pessoa: fui ver uma foto agora
'neymar recebe seu premio
vou ate te mostrar a foto

eu: uma vez q a gente percebe, depois parece q nunca mais passa batido

Pessoa: eu sempre percebi
o problema é o exagero

eu: cade a foto?

Pessoa: essa é a foto do Neymar recebendo o prêmio
http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/619/464/img.terra.com.br/i/2012/05/15/2337596-1799-rec.jpg

eu: nossa, realmente exageraram

Pessoa: e pior que isso
é ler sobre esportes femininos
e todas as noticias ser sobre musas
to incomodado
vou virar feminista

eu: =)

Pessoa: tem muita frescura e gritaria
mas o pessoal anda exagerando

eu: a sociedade do espetáculo

Pessoa: to meio incomodado por essa hipersexualização

eu: acho q o incômodo vem da desumanização

Pessoa: eu me sinto desumanizando elas
de uma forma diferente
nao como pedaços de carne
como, sei la
lixo
tipo, por que ela ta ali se prestando a ser uma bunda?
imagino que você se incomode com isso também

eu: sim

Pessoa: todo mundo perde com esse tipo de atitude
e ela tem culpa, nao é só a sociedade disso ou daquilo

eu: acho que é uma coisa meio complexa
a época q vivemos
hiperexposição em facebook e coisas do tipo

Pessoa: a sociedade se alimenta de gente assim
se não tivesse, teriam que dar outro jeito

eu: ela tem uma certa culpa, óbvio
você tem, em português, uma meia dúzia de jeitos de agradecer
aí cabe a cada um escolher entre a meia dúzia
o seu jeito de agradecer
nossa "liberdade" é escolher entre opções limitadas... você não pode, por exemplo, agradecer um favor dizendo “porco”, ou “afunda”, ou “jameliuciu”, porque não será compreendido e sua fala perde o sentido.

Pessoa: você pode não ser um objeto

eu: se não se consumisse imagens de corpos feminino, não haveria porque expô-los
mesmo assim, nem todas as mulheres tem interesse em expor seu corpo
é apenas uma das opções q a sociedade dá

Pessoa: ok, mas eu te digo o contrario
se não houvesse imagens de corpos femininos, não haveria o que expor

eu: antigamente, antes de tv e internet, mas já com imprensa gráfica
na época em que havia um abismo entre as esposas e as putas
já havia o desejo por consumo de imagens de corpos nus
acho que sempre houve, e talvez Freud estivesse certo, é a libido que move o homem (ser humano) e o mundo
o que mudou é q não tem mais abismo, é tudo muito sutil

Pessoa: ok
eu concordo
mas haver o desejo não obriga ninguém a realizá-lo

eu: e o acesso às imagens cresceu demais

Pessoa: esse é meu ponto

eu: mas aí é que acho que entra a hiperexposição, a tal da sociedade do espetáculo
as pessoas estão mais carentes do olhar do outro
mais descentradas, mais ocas
têm menos princípios e coisas que acreditam e defendem
o sucesso do facebook deve vir disso

Pessoa: mas isso é irônico
ao mesmo tempo que ela tem o olhar do outro
ela não tem
ninguém sabe que é ela, quem é ela

eu: a pessoa precisa do olhar do outro, e expor o corpo é uma das formas de ser admirada, de existir

Pessoa: perfeitamente substituível

eu: mas por alguns segundos é ela ali
é como postar no facebook ou twitter
você escreve, daqui a 5 minutos milhões de outros já escreveram e o que você escreveu nem existe mais pra ninguém
mas por alguns segundos as pessoas te viram
curtiram, e você existiu pra elas
depois cai no esquecimento, tanto faz quem escreveu o que

Pessoa: essa menina da foto existiu?
quem é ela?

eu: ela é pra sempre a bunda na foto com o Neymar
e pra ela isso pode ser muito

Pessoa: ela é uma bunda

eu: sim
tinha uma moça de branco numa festa que fui na sexta
uns 40 anos, mega bronzeada, mega malhada, a típica “gostosona”
num vestido bem curto, bem justo, e branco, meio que pra destacar mesmo o bronzeado
senti ago parecido, um certo incômodo
mas pensei que é justo que as pessoas sejam reconhecidas pelo que prezam em si, pelo que se esforçam em melhorar, em ser boas, pelo que valorizam
pra mim é triste que as pessoas prezem mais o corpo do que o "espírito"
mas isso é minha visão dualista e parcial

Pessoa: sim
boa sua frase ali, é justo mesmo
melhor deixar esse pessoal fazer o que acha certo

eu: enfim, eu, particularmente, odeio essa objetificação da mulher
acho mesmo que as mulheres têm de se conscientizar e que é delas que deve partir um "basta" pra essa merda toda

Pessoa: eu to pensando em mim aqui
não to pensando nela, que ta feliz, se sentindo desejada
ganhando uma grana
ou sei lá o que

eu: acho que meu incômodo é realmente pela desumanização
e porque ela é da minha "classe" enquanto mulher

Pessoa: ela definitivamente não é da sua classe

eu: sabe quando alguém da sua profissão faz uma merda muito grande
e você se envergonha de ser daquela profissão, ou tem raiva do fulano por denegrir a imagem de toda uma classe?
Pessoa: eu vejo algumas pessoas com a quais não consigo ver qualquer traço de semelhança
é, tem gente que faz isso, sei como é
comigo não funciona muito assim

eu: minha raiva é meio disso

Pessoa: entendo
faz sentido

eu: porque ela denigre o "ser mulher"

Pessoa: imagino uma certa vergonha
alheia
ou não

eu: e autoriza, mesmo inconscientemente, que algum homem ache que pode me olhar como quem vê um bife

Pessoa: é a outra parte chata da situação
o homem que acha que mulher é pra sexo
e que a não-gostosa não serve pra nada
um grupo de pessoas que também anda me incomodando bastante, e que eu já não tolero como um dia fiz

eu: cada mulher que vai expor o corpo no Faustão, zorra total, programa do gugu, luta de boxe, clip de rap
ela está atuando como mantenedora dessa imagem deque mulher é consumível
ela ta fazendo mal a toda a sociedade
mas as pessoas não são ensinadas a pensar na conseqüência dos seus atos, além de seus umbigos
homem que consome mulher
e mulher que se faz objeto consumível
são alguns dos produtos da nossa sociedade
algumas das opções possíveis de se ser nesse mundo

Pessoa: minha solução vem sendo me alijar desse pessoal
me entristece e me incomoda
nao consigo mais
culpa sua

eu: rs
fico honrada de ter culpa


queria baixar uma lei pra eliminar essa profissão
seja lá o nome que ela tiver
de mulher como cenário e decoração
to aprendendo aqui na educação financeira
tem coisa que é na base da educação, que é demorada e traz crescimento
tem coisa que é na base da regulação, proibe e ponto final
resolve instantaneamente

Pessoa: hehe
elas tem que ganhar dinheiro, ne
eu que nao vou sustentar

eu: o povo fica meio revoltado, não estava intelectualmente preparado
mas f@da-se
e minha intenção não é começar a termos homens pelados lá
pra dizer q a sociedade está mais igualitária
não é copiando a merda pro outro lado q o problema se resolve
mas eu não quero ser totalitária
nem reinstaurar a censura

Pessoa: quer sim
pode falar a verdade

eu: então tem de ser pela educação mesmo
é, querer eu até quero, mas acho q não devo e nem posso
mas
vou pra academia
pra encarar um vestido mais justo q a vida um dia, quem sabe, kkkk

Pessoa: hehe
voce está reforçando um estereotipo!

eu: é, também sou fruto dessa sociedade
usar uma bota roxa é o que consigo fazer pra contrariar

Pessoa: é
não deu muito certo

eu: foi, ninguém se sentiu contrariado
mas ouvi coisas como: que legal você ter coragem!
é isso
é preciso mais coragem pra usar uma bota roxa do que pra sair com a bunda de fora
esse é o retrato da nossa era

Pessoa: ainda bem
prefiro bundas a botas roxas
se tiver que escolher

eu: você ajuda a estragar o mundo

Pessoa: um mundo de gente usando roxo por ai não é meu mundo
heheh

eu: eu iria gostar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversário da pandemia!

  Brasil. Pandemia. Vai fazer um ano... um ano de isolamento. Um ano de crianças sem escola, um ano de homeoffice . Um ano agradecendo que n...