terça-feira, 15 de maio de 2012

Se for cumprimentar...

Eu sou brasiliense, no que isso tem de bom e de ruim.

Se você estudou comigo há três anos atrás, nunca fomos bons amigos, independente de você querer ou não me adicionar no facebook, e você me encontra na rua e não me cumprimenta, eu juro: não fico magoada! Eu nem me incomodo, sério mesmo. Vou achar estranho se você tiverme adicionado no face, pensarei em te excluir, mas talvez nem faça isso... sem ressentimentos!

Mas aí você decide me cumprimentar... então preciso ser sincera agora:

- se for apertar minha mão, que o aperto seja firme. Na verdade, tenho algo a informar às pessoas que cumprimentam "com mão frouxa": NINGUÉM gosta. Gente, parece que tá com nojo, que queria cumprimentar mas mudou de ideia no meio do caminho e era tarde demais pra voltar atrás, parece descaso, sei lá, é HORRÍVEL!

- se for abraçar, abrace direito. Vou ensinar como faz (dizem que sou boa nisso): ó, você chega perto da pessoa mesmo, coração com coração, barriga com barriga, os braços têm de apertar a outra pessoa um pouquinho, deixando claro que você quer abraçar a pessoa (afinal, é isso que você está fazendo). E nada de pressa louca pra largar. Coisa frustrante é aquela pessoa que acha que abraço é um aperto rápido, aí te aperta e empurra pra longe com o ombro, dá vontade de dar um cascudo (mas claro que não se faz isso, porque normalmente as pessoas que fazem isso estão passando a mensagem que não conseguem ficar nem mais um segundo abraçada com você, que estão incomodadas, que nem gostam de você tanto assim... é como o aperto frouxo de mão, parece que mudou de ideia no meio do caminho, e nada a ver gastar cascudos com pessoas tão pouco íntimas).

- se for dar beijinhos, um, dois ou três, permita-se ENCOSTAR a bochecha ou os lábios na bochecha alheia (mas não precisa babar). Aquele beijinho de madame, a centímetros de distância, é FEIO e de péssima educação.

- se for desejar bom dia, de preferência emende um sorriso. Dar bom dia de cara fechada é sinal de que deu por obrigação, que na verdade nem se importa com a pessoa ou com o dia dela, que tudo vá pro beleléu que você não liga lhufas.


Mas aí você me diz: não quero, não gosto não consigo. Não quero apertar forte a mão, não gosto desse tipo de contato. Nem vou abraçar, muito menos dar beijinho, eu realmente não quero esse tipo de contato físico com vossa pessoa.

Okey, é um direito seu.

Façamos então uma trégua: você quer me cumprimentar, então basta dizer "oi" e dar um sorriso.

Sem nenhum contato físico.

Sem nenhuma outra convenção social que te constranja ou me faça te achar um nojento.

Ou então nem precisa falar comigo. Juro que assim não te acharei um mal educado.

Feito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversário da pandemia!

  Brasil. Pandemia. Vai fazer um ano... um ano de isolamento. Um ano de crianças sem escola, um ano de homeoffice . Um ano agradecendo que n...