segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ar-condicionado. nhé.

A tecnologia é um trem incrível.
A natureza está lá, na dela, com seus ciclos, seus altos e baixos, dias e noites, marés, temperaturas, claridades, umidades e etc. Aí chega o homem, e esse homem evolui e cria a ciência e a tecnologia e se acha o rei da cocada preta, o novo dono do pedaço.
Cheio de si e de suas possibilidades, um homem desocupado faz uma lista de condições ideais de temperatura, umidade, claridade e pressão que a natureza deveria ter adotado, mas não adotou. Então esse homem desocupado propõe que outros vários homens, esses muito ocupados, façam a natureza se curvar ao que é ideal. Que eles dêem um jeito nessas oscilações que na natureza são naturais.

Criaram lâmpadas, aquecedores, umidificadores, despressurizadores, aparelhos de som e toda uma gama de coisas que a natureza não criou. E chegamos ao meu problema: o ar-condicionado.
O sol nasce e esquenta o mundo, é uma das funções dele. Mas aquele desocupado citado acima deve viver de terno e gravata, no nordeste brasileiro (só assim posso perdoá-lo)e decidiu que os homens ocupados deveriam esfriar polonorticamente todos os ambientes.

Olho por minha janela do trabalho e vejo que o sol está lá, fazendo o papel dele, e que o dia está lindo e deve estar quente! Olho pras minhas unhas e estão roxas. Estou de casaco, e um jato de ar-condicionado concentrado na direção da minha cabeça me faz desejar um gorro de lã. Meu cérebro não nasceu adaptado a essa tecnologia, pois congela por dentro! Juro pra você! Minhas sinapses esbarram em neurônios congelados, e quando esbarram faz aquele barulho de vidro contra vidro, e dói! Ok, sinapses não camiiiinham pelo cérebro, mas essa é a idéia... na verdade são os impulsos elétricos que se chocam contra axônios congelados, e as sinapses ficam prejudicadas. Meu cérebro arde de frio. Hoje ele encolheu tão repentinamente com o jato frio que me deu enxaqueca, com direito a alucinações visuais e tudo: luzinhas triangulares coloridas dispostas em meia lua piscando, com manchas brancas bem no foco da visão...

Não gosto do ar-condicionado. Ele me dá dor de cabeça. E o frio que ele faz aqui, de acordo com a lei da conservação da energia, com certeza está sendo jogado na atmosfera e aumentando o calor que o sol faz lá fora, além de consumir energia elétrica que poderia ter uma destinação mais nobre do que ajudar aquele desocupado a usar seus ternos no Nordeste brasileiro e todos os outros não desocupados a usarem seus ternos all around the world.

Não gosto do ar-condicionado. Tá, em alguns raros momentos eu até gosto. Mas hoje, não é esse o caso. Hoje, não gosto do ar-condicionado.

Um comentário:

Aniversário da pandemia!

  Brasil. Pandemia. Vai fazer um ano... um ano de isolamento. Um ano de crianças sem escola, um ano de homeoffice . Um ano agradecendo que n...