quinta-feira, 27 de maio de 2010

Quem inventou o amor, explica por favor...

"Saber amar é saber deixar alguém te amar..."

O que a gente sabe do amor?
Como saber se amamos?
Como saber se somos amados?
Como são essas duas sensações?

Fazer um curso de psicologia é se deparar com pensadores fantásticos que se dedicaram a buscar explicações pra "o que é o ser humano, do ponto de vista não orgânico". E ao ler suas teorias, é impossível não se sentir automaticamente sendo analisado...as pessoas passam a revisitar seu passado, o que formou sua psique, acompanhados de Freud, Jung, Klein, Winnicot, Skinner, Reich, Lacan...

Eu ando revisitando tudo. Resultado? Se haviam certezas, foram todas destruídas.
Cada vez mais dúvidas...

É inquietante pensar que aquilo que a gente orgulhosamente e cheio de si chama de "eu" não é muito mais do que um quebra-cabeças de afetos passados, unido por misturas de interpretações e explicações que criamos por necessidade de poder dizer "eu".
Perceber que vários de nossos atos e sentimentos hoje são ainda repetições de defesas da criança indefesa que fomos...

Freud "explica", tudo tudo. Lacan, freudiano, explica diferente, mas nem tanto...
Nós nos constituímos na falta...

É mais ou menos assim:

Estávamos bem felizes dentro dos úteros de nossas respectivas mães, mas crescemos e tivemos que sair de lá...
Ao sair, nossas respectivas mães, umas mais e outras menos, nos deram peito, carinho, colo, calor, leite, atenção, conforto... Durante alguns meses a gente nem notava diferença entre nós e nossas respectivas mamães, nos nossos pequeninos cérebros elas eram nosso cordão umbilical, grudado em nós, nos nutrindo...

Mas um dia, não muito de repente, a gente se frustra! Mamãe é mamãe e eu sou eu (e você é você, e não é a mamãe). As Mamães, que eram tão apaixonadas e viviam em função de seus respectivos bebês (nós), um dia se desapaixonam... A vida delas não somos só nós! Mamães tem outras coisas pra fazer, cuidar dos papais, dos irmãos (eu não tive isso, porque nasci antes...), das casas, do "mundo", dos trabalhos e tals... Mamães tem outras necessidades que nós, seus bebês, não podemos preencher. Mamães têm uma FALTA, um buraco no peito, na alma, uma incompletude, que nós, bebês lindos-fofos-cheirosos não podemos resolver.

Aí subitamente percebemos que também temos um buraco na alma! Se não completamos as nossas respectivas mamães e elas não mais nos completam, acabamos de dar de cara com nossas próprias faltas, buracos e incompletudes!

Óbvio que isso é muito desesperador. Por que a gente tem que crescer?? Por que um buraco na alma? Ah neeem...

Aqui a história precisa passar a ser contada por pelo menos dois lados. Um é o dos pais (agora papai já existe também), que vêm com suas incompletudes e faltas a tiracolo, e têm o dever de nos educar, proteger, cuidar, fazer com que sejamos bons seres humanos (no ponto de vista deles), e nos amar também.

Outro é dos bebês (nós), que não param de crescer, e que precisam e querem ser amados. Pra eles, só o "amor" pode tampar o buraco, e eles (não se esqueça, somos nós) são capazes de tudo, tudinho, pra receber amor e atenção, pra ver se conseguem se sentir completos de novo, um tiquinho só que seja. Só que a gente não sabe muito bem a cara do que nos completa, nem a cara que o amor tem.
Então passamos a tentar definir o que é amor... e aí começam os problemas. Naquela relação com nossos papais e mamães, passamos a dar uma cara ao que é "AMOR", e cada um define de um jeito: sou amado quando fazem o que quero; sou amado quando me elogiam; sou amado quando notam que eu existo, nem que seja na hora em que me batem; sou amado quando sou obediente; sou amado quando me aceitam e não me pedem pra ser diferente; sou amado quando riem do que faço ou falo; sou amado quando me calo; sou amado quando confiam em mim; sou amado quando ficam no meu pé o tempo todo; sou amado quando querem me melhorar, e querem que eu seja diferente...

Percebe o nó?

Por isso às vezes (muito mais do que gostaríamos), quando estamos dando ao outro algo que chamamos de "amor", ele não se sente amado... e o que nós recebemos dele também não nos parece muito com "amor"...

A verdade, se há alguma, é que ninguém é capaz de completar o outro, de eliminar a falta que o outro carrega... e, infelizmente, nem de ter a própria falta desfeita...

Vivamos com isso: nunca seremos completos.

Um comentário:

  1. eu não acho e ponto final. acho que a corrida em direção vazio é a mais dolorida que existe, mas não sei se nunca seremos completos(mesmo que alguém mais importante que eu disse antes...)

    ResponderExcluir

Aniversário da pandemia!

  Brasil. Pandemia. Vai fazer um ano... um ano de isolamento. Um ano de crianças sem escola, um ano de homeoffice . Um ano agradecendo que n...