quarta-feira, 12 de maio de 2010

...carros...

E o troféu "ah, neeeeemmmm..." de hoje vai paraaaaa...
tcham tcham tcham tchaaaaaaaaaaaaam!!!!

o TRÂNSITO!!!!


Siiiiiiiiiiiim!!! Ele mesmo!!!!! Vamos agora ao motiiiiivo da premiação!!!

Você antes de dormir tem aquela missão um pouco complexa de programar o horário em que seu despertador deve tocar na manhã seguinte.

Pensa então nos vários fatores envolvidos:

* antes de trabalhar, eu vou...

a) tomar banho, sem lavar o cabelo: 7 minutos; ou
b) tomar banho lavando o cabelo: 18 minutos; e
c) tomar um café da manhã bem reforçado, com café, fruta, pão quente com queijo: 25 minutos (eu sou lenta pra preparar e pra comer!); ou
d) tomar no máximo um café ou um iogurte líquido, daqueles que não precisa de colher: 5 minutos; e
e) escovar os dentes: 5 minutos; e
f) escolher a roupa de ir trabalhar: aleatório entre 3 e 20 minutos, dependendo de fatores relacionados à humor, questões meteorológicas, questões astrológicas, questões de disponibilidade de roupas no armário, questões relacionadas ao sapato que combina ou não, questões relacionadas à agenda do resto do dia e etc.

TOTAL: algo entre o mínimo de 20 e o máximo de 68 minutos, só entre o estar de pé e o pegar o elevador.

* o soneca, programado para 6 minutos (10 acarretava atrasos descomunais, por permitir que o sono realmente se restabelecesse), deverá tocar algo entre zero e três vezes até que eu esteja de pé: 0 a 18 minutos...

Ok, fatores pensados, levando em conta que entre a residência e o primeiro ponto de parada do dia, no caso o trabalho, existem uns 12 km a percorrer, o que deve levar, em BRASÍLIA, no máximo 20 minutos...

cálculos, derivadas, integráis, somatórias, if-thens...

... chega-se ao ponto ótimo (!!!) entre dormir o máximo possível e chegar o mínimo possível atrasada!!

Manhã seguinte: o despertador toca na hora marcada.
O soneca toca no prazo determinado, e levanta-se da cama na hora em que isso parece possível.
Banho tomado, roupa escolhida, café da manhã degustado, dentes escovados, não necessariamente nessa ordem, e faltando 20 minutos pra uma hora decente de se chegar ao trabalho, estamos dentro do carro.

Aí começa o problema (não, eu não vou acordar ainda mais cedo nem fazer as coisas mais apressadamente, porque minha saúde mental é valiosa e a preguiça deve ser respeitada).
Dia após dia, de maneira gradual-constante-e-crescente, surgem novos carros no mesmo trajeto. Alguém mais ganhou carro do papai, do marido, da mulher, de alguma promoção, ou conseguiu finalmente juntar $$$ e está felicíssimo de se livrar do transporte público!!!

Meu bom humor, se havia, foi-se. "Por que o progresso do país é medido pelo número de carros que as montadoras vendem???", "Por que o melhor modo de se evitar uma crise foi baixar impostos e fazer o ato de copmrar carros tão mais fácil??", "Por que, meu pai do céu, os ônibus não são fofos e confortáveis e limpinhos, com motoristas educados, e não passam perto de nossas casas e perto de nossos trabalhos??", "Por que ainda não inventaram a p*^^a do teletransporte?????".

Não adianta. Mil perguntas, provavelmente quase todas com respostas bem plausíveis dentro do nosso modelo contemporâneo-pós-moderno-capitalista, de nossa cultura individualista onde o seu problema é seu, logo não é meu, e o meu eu resolvo so-zi-nho!!, nossa cultura de transportes públicos de péssima qualidade, nosso governo de alguns recursos sendo desviados, etc etc etc.

Claaaaaro que 20 minutos não são suficientes. Óbvio. Eram suficientes há alguns anos, mas o progresso sempre chega e eu devo ter parado no tempo pra não ter percebido. E, quando subitamente percebo, a cada nova manhã, penso triste que é daqui pra pior. Pelo menos no quesito trânsito, minha querida cidade(zinha) está cada dia mais perto das grandes metrópoles.

A cada nova manhã eu novamente me surpreendo e, provavelmente, a cada nova noite eu me esqueço, na hora de programar o despertador, que o mundo também não é mais como era antes...

Ps.:
Um brinde à hipocrisia: eu também tenho um carro!! E vou sozinha!!! E não ando fazendo NADA (além de me irritar) pra resolver o problema do trânsito no mundo, ou um dos outros vários problemas que o mundo tem...

=P


.

2 comentários:

  1. faz como eu, mora do ladim meeeesmo q no máximo pega o elevador ocupado, mas aí é só descer as escadas...hehehehehe

    ResponderExcluir

Aniversário da pandemia!

  Brasil. Pandemia. Vai fazer um ano... um ano de isolamento. Um ano de crianças sem escola, um ano de homeoffice . Um ano agradecendo que n...