quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ana Maria Braga e abobrinhas

Em minha defesa informo que assisti Ana Maria Braga (Mais Você) hoje porque acordei cedinho e fui pra academia CORRER! Sim, estava na esteira, suando, ouvindo Lenine, e a TV passava a loira com aquelas legendas em baixo (que são bem interessantes, a pessoa que escreve consegue colocar ali uns trem super estapafúrdios que com certeza nunca foram ditos).

Em defesa das abobrinhas, que eu ADORO, digo que não são elas (vegetais) a razão da minha indignação. Não se tratava de uma receita de um apetitoso prato abobrinhático ou algo do tipo.

Dona Braga hoje danou a falar sobre o absuuuuurdo que é esses estrangeiros safados se aprochegarem à nossa nação soberana e roubarem, sorrateiramente, os empregos que deveriam ser nossos ou de nossos filhos, vizinhos e amigos. Que agora que o Brasil zil zil! está melhor das pernas esses aproveitadores de outras nações e de meia tigela vêm pra cá atrapalhar nossa vida promissora, tomando nossos lugares.

Enfim, dona Ana Maria Braga incitava as donas de casa e demais telespectadores a se indignarem com a vinda de estrangeiros pra trabalhar no Brasil, a olharem com raiva para este outro que se mudou de mala e cuia para um país que não fala sua língua, que não tem os seus costumes, que não é sua pátria mãe... que veio pra cá fugindo do desemprego, da fome, da miséria, que veio esperando encontrar um país-tropical-abençoado-por-Deus e bonito por natureza de braços abertos a um irmão em dificuldades. Resumindo, uma apologia à xenofobia.

E eu fiquei brava com as abrobrinhas que falou a Ana Maria Braga. Porque eu acho bonito morar num país que recebe bem o estrangeiro, porque acho que acima de brasileiros ou espanhóis ou uruguaios, somos todos gente. Gente que sofre, que quer ser feliz, que merece um lugar bom no mundo. Se eles sofrem lá, e temos espaço pra eles aqui, pra que ódio? Se eles estão mais qualificados e tiram alguns dos nossos empregos, vamos usar isso como argumento para melhorar a nossa qualificação. Vamos aprender com eles e vamos nos tornar melhores.

A xenofobia é um passo largo para o fim do mundo. É por ódio ao diferente, ao estranho, ao estrangeiro, é por uma proteção exagerada ao próprio gueto, que quase todas as guerras acontecem. Dele brotou o holocausto, dele surgem incêndios crimosos em bairros habitados por africanos ou argelinos na França ou em outro país europeu, dele vem a proibição de se usar burka, dele vem o racismo... sim, mesmo nossos negros trazem na pele a marca de que não são "daqui".

Eu prefiria que a dona Ana Maria Braga se restringisse a fazer reportagens fofas e a dar receitas culinárias. Esse tipo de abobrinha preconceituosa e pequena da parte dela me decepciona e entristece e enraivece. Tenho ódio do ódio, de sua propagação, da propaganda à não aceitação do outro.

O pior de tudo é que a Rede Globo não autorizaria um pronunciamento tão polêmico se não estivesse de acordo. E isso significa, meus queridos, que a maior formadora de opinião do Brasil, o canal mais assistido, que dita modas e gírias e comportamentos E OPINIÕES e etc está incitando a xenofobia. Está dizendo que não devemos aceitar que esses outros seres humanos venham aqui em nossas terras férteis tentar uma vida melhor (não preciso nem falar de quantos brasileiros saíram e ainda saem do Brasil pra tentar uma vida melhor fora daqui, né?). Que devemos odiá-los e mandá-los de volta.

Eu sou contra. Eu estou triste e eu estou brava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversário da pandemia!

  Brasil. Pandemia. Vai fazer um ano... um ano de isolamento. Um ano de crianças sem escola, um ano de homeoffice . Um ano agradecendo que n...