sexta-feira, 18 de junho de 2010

E mais Saramago...

Humanidade
Por Fundação José Saramago
"Têm razão os cépticos quando afirmam que a história da humanidade é uma interminável sucessão de ocasiões perdidas. Felizmente, graças à inesgotável generosidade da imaginação, cá vamos suprindo as faltas, preenchendo as lacunas o melhor que se pode, rompendo passagens em becos sem saída e que sem saída irão continuar, inventando chaves para abrir portas órfãs de fechadura ou que nunca tiveram."
In A Viagem do Elefante, Editorial Caminho, p. 223
(Selecção de Diego Mesa)

Babel
Por Fundação José Saramago
"Todos os dicionários juntos não contêm nem metade dos termos de que precisaríamos para nos entendermos uns aos outros."
In O Homem Duplicado, Editorial Caminho, 2.ª ed., p. 127

O silêncio
Por Fundação José Saramago
"Provavelmente está feito de suspiros o silêncio que precede o silêncio do mundo."
In Cadernos de Lanzarote, Diário IV, Editorial Caminho, 3.ª ed., p. 204

Esta crise
Por Fundação José Saramago
"Esta crise – iniciada em 2007 – está a fazer com que se desmoronem muitos princípios liberais ou neo-liberais: parece que afinal o mercado não se regula sozinho, que pode colapsar-se, e então, oh, há que chamar o estado… Está claro: privatizam-se os lucros, as perdas assumimo-las todos. Parece que esta crise acabará com um regresso ao estado perante um liberalismo que se vendia como a salvação, o fim da história… Embora também possa acontecer que se mude alguma coisa para que tudo continue na mesma. O capitalismo tem a pele dura."
José Saramago ao jornal Expresso, Lisboa, 11 de Outubro de 2008

Podemos mais
Por Fundação José Saramago
"Esta palavra esperança, com maiúscula ou sem ela, o melhor é riscá-la do nosso vocabulário. Só os exilados e os desterrados que se conformaram com o desterro e o exílio a devem usar, à falta de melhor. Dá-lhes consolo e alívio. Os não conformados têm outra palavra mais enérgica: vontade."
“Esta palavra esperança”, in Deste Mundo e do Outro, Editorial Caminho, 7.ª ed., P. 153 (Selecção de Diego Mesa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversário da pandemia!

  Brasil. Pandemia. Vai fazer um ano... um ano de isolamento. Um ano de crianças sem escola, um ano de homeoffice . Um ano agradecendo que n...