segunda-feira, 28 de junho de 2010

Torcer pelo Brasil!

Independente das épocas dos anos, eu torço pelo Brasil.

Em anos bissextos, temos Olimpíadas.

Sempre dois anos depois, temos Copa do Mundo, coincidindo com as Eleições (que, de acordo com Rita Lee, têm um lugar bem menos prioritário do que a Copa nos corações brasileiros).

Independente disso, eu torço pelo Brasil.

E penso que torcer tem de vir do coração, com apoio positivo da razão! Como assim? Já te explico.

Tem gente que só torce se achar que o time tá bom. Já ouvi vários "não tô torcendo pelo Brasil, o Dunga é um mané", ou "não tô torcendo pelo Brasil, esse time não tem chances". Eu, a pessoa que aqui escreve, não trabalha na FIFA. Não escolho o técnico. Não tenho um time, nem acompanho a vida e a qualidade de cada um dos jogadores de futebol do "mundo". Se o Dunga é bom ou não? Ah, sei lá, deve haver melhores, deve haver piores. Os jogadores e o técnicos são umas pessoas, seres humanos, cheios de defeitos e qualidades como qualquer um dos outros seres humanos do mundo (ó nóis aí!).

E é pelo Brasil que eu torço. Quando essas pessoas estão lá, representando meu país, são todos credores de minha devota fé (poético isso!). Eles me representam (e a você, brasileiro) lá, e o meu sentimento deve ser tipo o que os pais deveriam ter quanto a seus filhos: independente de tudo, acredito que chegarão longe, e torço muito!

E vibro pelo Brasil a cada dia. Vibro com os gols, com as melhoras na vida de meus compatriotas. Vibro quando desmontam alguma quadrilha, pois tenho esperança que o tráfico de drogas e a violência podem diminuir. Vibro e sofro quando identificam e prendem pessoas cruéis, capazes de destruir com seus caprichos a vida de crianças, de seus próprios filhos e filhas, netos e netas. Vibro quando alguns de nossos representantes eleitos que se esqueceram de que não são representantes apenas de seus próprios umbigos são pegos, têm seus mandatos cassados (olha que lindo, não é com "ç"!) e alguns até mesmo vão pro cubículo gradeado que fazem jus (que não é com "z")!! Vibro com a alegria e a espontaneidade do povo brasileiro, com a afetividade explícita, e com o sol e os ipês floridos da minha cidade!

E sofro pelo Brasil a cada dia. Sofro com um certo egoísmo cultural generalizado, sofro com a banalização de coisas sérias. Sofro com as mulheres que se vendem como frutas, abdicando de seus cérebros que atrofiaram enquanto hipertrofiavam outras partes do corpo. Sofro com a prostituição precoce de meninas a quem não são dadas outras oportunidades. Sofro com a violência crescente. Sofro quando meu time Brasil leva um gol, quando perde...

Eu torço pelo meu país. Com seus defeitos, com suas qualidades, eu quero que chegue longe. Minha torcida vem do coração, e o amor é míope mesmo. E eu tento fazer a minha parte, com boas ações e boas energias, pra que ele seja sempre campeão!

How about you? ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversário da pandemia!

  Brasil. Pandemia. Vai fazer um ano... um ano de isolamento. Um ano de crianças sem escola, um ano de homeoffice . Um ano agradecendo que n...