quinta-feira, 10 de junho de 2010

Viajando...

Se eu tivesse nascido no Japão, de mãe e pai japoneses, o quanto de mim mesma eu seria hoje?

O quão igual eu pensaria ao que penso hoje? Será que eu falaria e escreveria tanto, se escrevesse com aquelas letrinhas bonitinhas e que pra mim, hoje, não significam nada?

Será que eu seria tão questionadora e gostaria tanto de abraços se eu tivesse nascido e vivido naquela cultura de lá??

Talvez fosse tão nerd quanto sou hoje...

Será que eu poderia viver a vida toda sem feijão preto e brigadeiro (não juntos, óbvio)?

E se eu tivesse nascido numa favela do Brasil? Se meu pai fosse traficante? Se o pastor da igreja tivesse abusado de mim? Se minha mãe me espancasse? Se eu fosse analfabeta (ok, eu não estaria escrevendo aqui), e não tivesse lido tudo que li até hoje... o que eu seria comparado com o que sou hoje?

Eu sei, sei de verdade, que pensar nos "se" não leva ninguém pra frente. Mas acho que refletir sempre vale a pena.

Nada disso aconteceu, e hoje sou isso aqui. Você não é isso aqui, porque isso aqui sou eu. Você quer me entender? E se nem eu me entendo?!

A injustiça me incomoda, a incoerência entre discurso e ação me irrita, a infantilidade me cansa... resmungos e reclamações me chateiam, a tristeza me entristece, a dor me enternece, a simpatia me agrada e o amor me move.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aniversário da pandemia!

  Brasil. Pandemia. Vai fazer um ano... um ano de isolamento. Um ano de crianças sem escola, um ano de homeoffice . Um ano agradecendo que n...